Débito automático: as vantagens e desvantagens dessa forma de pagamento

Gestão
10 minutos de leitura 20.07.2023
Débito automático: as vantagens e desvantagens dessa forma de pagamento
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Uma maneira de facilitar o pagamento das faturas e assinaturas que ainda vão vencer. O valor é debitado automaticamente naquela conta corrente que contém a quantia necessária para efetuar o pagamento.

O débito automático ajuda aqueles esquecidos. Você se considera uma pessoa esquecida? O aniversário daquele amigo, uma data comemorativa, a consulta com o dentista e até boletos já sofreram com esse lapso humano. Não é uma prática habitual, no entanto, vez ou outra acaba acontecendo.

 

Porém, tem aqueles que não esquecem as contas só de vez enquanto, mas sim, com uma frequência maior do que deveriam. É um, dois, três ou mais dias de atraso e a cobrança de juros e multa vêm. Ao contrário de você, seu banco nunca esquece, ele cobra sim e costuma ser caro.

 

Mas fique atento, segundo o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 52, § 1.º, as multas não podem passar de 2% do valor da prestação. Então se o valor estiver ultrapassando essa porcentagem, entre em contato com o SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor ou com a ouvidoria da sua instituição.

 

Embora o débito automático facilite a vida do pagador de boletos, essa opção de pagamento também carrega seus poréns, e para descobrir se as vantagens superam as desvantagens, siga lendo! E veja se esse recurso é viável em sua vida financeira.

 

 

Ilustração

 

 

O que é Débito Automático?

 

Débito automático é uma opção de pagamento, em que você pode programar a cobrança em sua conta bancária todos os meses em uma data definida, que pode ser tanto no dia do vencimento quanto em uma data anterior a ele. Alguns bancos dão sugestões para que você escolha a melhor delas.

 

Esse sistema pode ser usado para efetuar o pagamento de contas recorrentes, como:

 

  • Água, luz, internet, aluguel.
  • Faturas de cartão de crédito.
  • Planos de celular, planos de televisão.
  • Mensalidades de academias, clubes, etc.
  • Assinaturas de streaming.
  • Imposto de renda, entre outros impostos.
  • Tributos municipais, estaduais e federais.

 

Leia mais: Controle de Gastos Pessoais: Datas Comemorativas

 

 

Como funciona o Débito Automático?

 

Nem todas as instituições financeiras oferecem esse tipo de serviço, então é bom conferir se a sua oferece. Para ativar esse recurso é necessário que o titular da conta autorize a operação junto ao banco, pelo aplicativo ou internet banking.

 

Dependendo da instituição pode levar até 30 dias para efetivar a autorização, sendo assim, se o pedido for muito perto da data pode ser que tenha que ser feito o pagamento normal até que o sistema seja atualizado.

 

 

Sem saldo para o débito automático?

 

Se, por acaso, na data de vencimento ou na programada, não houver saldo para quitar o valor do documento, ele não será pago pela instituição bancária. E tendo limite disponível no cheque especial, o dinheiro será tirado desse crédito.

 

Realizar o pagamento antes da data do automático também pode levar a cair no cheque especial. Se for de um boleto, por exemplo, que pode demorar até três dias para ter a compensação, o sistema pagará novamente o boleto no dia programado, caso a função não seja desativada.

 

 

Vantagens

 

Entre as vantagens que encontramos nesse tipo de pagamento, podemos destacar:

 

  • Praticidade no pagamento das contas
  • Contas pagas em dia, o que evita as multas e juros.
  • Geralmente gratuito.
  • Não arrisca pagar boletos repetidos.
  • Possibilidade de ganhar cashback.
  • Facilidade no cadastro.

 

 

Desvantagens

 

Já as desvantagens são:

 

  • Ficar sujeito às multas se não houver saldo para o pagamento.
  • Monitorar o saldo disponível para não ficar no vermelho.
  • Esquecer de cancelar alguma assinatura e ela continuar debitando.
  • Relaxar no controle financeiro, a facilidade do pagamento de algumas contas no automático pode diminuir o controle nas demais.

 

 

Dúvidas frequentes:

 

1- Se não houver saldo disponível?

 

Como dito anteriormente, ou o pagamento não é realizado, ou você cai no cheque especial. Em ambas as opções, multas e juros serão aplicados na sua conta, sendo que os juros do especial são os mais altos do mercado.

 

2- Que horário o banco faz o débito automático?

 

Não tem um horário específico, cada instituição usa de seu critério para estipular seu horário de pagamento. Mas no geral, ele compreende entre as 24h do dia programado. Se for um final de semana ou feriado, o débito na conta será realizado no dia útil anterior a data de vencimento.

 

Os horários de algumas instituições:

 

 

Horário de realização do débito automático

 

 

3- Como faço para cancelar?

 

Cada instituição tem o seu jeito de cancelar, mas os comandos são geralmente assinalados no seu internet banking, ou no aplicativo. Pode ser que seu banco tenha horários limites para fazer o cancelamento. Assim, se o horário tiver sido ultrapassado o cancelamento só será para o próximo agendamento.

 

 

Dicas:

 

Embora essa modalidade seja prática e facilite bastante a vida dos pagadores de boletos. É importante que você não se acomode demais e essa ferramenta facilitadora acabe se tornando um problema na sua vida financeira.

 

Então aqui vai algumas dicas para que o débito automático seja, de fato, um aliado:

 

  1. Sempre deixe o saldo total correto reservado para as contas que estão programadas.
  2. Cancele os serviços que não utiliza mais, se ele está programado continuará cobrando, mesmo que não esteja utilizando o serviço.
  3. Fique de olho no saldo e extrato, não deixe de conferir se todas as contas foram pagas.
  4. Tenha um sistema de gestão financeira, como o Contas Online. Com um sistema de controle em seu auxílio, monitorar suas contas fica muito mais fácil.

 

 

Ilustração

 

 

Conclusão

 

Esse recurso pode ser de grande ajuda ao otimizar seu tempo e energia ao lidar com prazos e datas de vencimento. No entanto, como vimos, ainda assim é necessário ficar atento aos extratos e se há saldo o suficiente na sua conta.

 

Todo mês temos muitas contas e boletos diferentes e nem todos se encaixam nas regras gerais do débito automático. Assim, lembrar qual conta está agendada e qual não está, além de causar estresse pode gerar multas e juros. Principalmente se a data de vencimento passar despercebida.

 

Por esse motivo, ter um controle financeiro é fundamental para supervisionar todas as suas despesas como também todas as suas receitas de uma forma simples e prática, sem lhe causar estresse nenhum.

 

O Contas Online pode te ajudar e muito a resolver esse problema. Conheça um pouco mais sobre o sistema:

 

 

Contas Online

 

O Contas Online é um sistema de gerenciamento financeiro que se preocupa com o usuário, os recursos e funcionalidades podem ser personalizados conforme as suas necessidades.

 

Você pode criar categorias e subcategorias, selecionar cores diferentes para separar as suas despesas, deixando tudo do seu jeito. Além disso, o Contas Online conta com filtros em que você pode selecionar e encontrar os registros específicos do seu centro de custos, tanto para monitorá-los quanto para gerar relatórios.

 

O sistema ainda permite que você programe receber e-mails toda vez que um lançamento estiver perto de vencer, com a frequência que achar necessário.

 

Venha fazer um teste no sistema, cadastrando você ganha 14 dias totalmente grátis!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde